quarta-feira, 2 de março de 2011

Planejamento Jardim II (4 a 5 anos)

JARDIM II (4 a 5 anos)

LINGUAGEM ORAL E ESCRITA

OBJETIVO
1.                 Ampliar a coordenação viso-motora, na busca do desenvolvimento integral da criança.
2.                 Desenvolver vocabulário, linguagem e a comunicação entre os alunos.
3.                 Reconhecer, ler e escrever vogais encontros vocálicos e o alfabeto.
4.                 Desenvolver interesse e atenção por músicas, leitura, histórias e escrita.

CONTEÚDO
·         Linguagem oral:
ü  Ampliação do vocabulário.
ü  Ouvir, criar e narrar histórias oralmente;
ü  Conhecer diferentes modalidades de linguagem ( história, poesias, piadas, músicas);
ü  Estabelecer trocas verbais com seus colegas e adultos- linguagem socializada-através de diálogo e não linguagem egocêntrica;
ü  Vincular o discurso oral com o texto escrito.
ü  Relatar desagrados, desejos e necessidades.
  • Linguagem escrita
·                     Período Preparatório: traçar linhas (retas, curvas, sinuosas e mistas), desenho livre, labirinto, pintura, recorte, colagem, pontilhado, atividades gráficas, entre outras.
·                     Nome.
·                     Vogais: reconhecer, ler, traçar e escrever as vogais.
·                     Alfabeto: identificar visual e auditivamente as letras do alfabeto.

MATEMÁTICA
OBJETIVO
1.                 Desenvolver e ampliar os conceitos matemáticos para que os alunos possam executar as atividades propostas com interesse, atenção e principalmente que ocorra assimilação e aprendizagem.
2.                 Identificar números, cores, formas geométricas, medidas, etc.
3.                 Desenvolver raciocínio lógico-matemático.
4.                 Desenvolver o processo de adição.

CONTEÚDO
·                     Estruturas Lógicas: discriminação: semelhanças e diferenças; conjuntos; identificação/comparação.
·                     Numerais: revisão dos números (0 até 9), idéia de unidade, número 0 (zero), unidade e dezena, idéia de ordinal, números de 0 até 20, quantidades: igual/diferente, mais/menos, cheio/vazio.
·                     Operação com Números: adição: total até 9.
·                     Espaço e forma: traçado de linhas: curvas (aberto/fechado), posicionamento: frente/ atrás, em cima/embaixo, dentro/fora, longe/perto, primeiro/último, direita/esquerda; identificação de figuras geométricas (círculo, triângulo, retângulo, quadrado).
·                     Medidas: tamanho: maior/menos, grande/pequeno; espessura: grosso/fino, largo/estreito.
·                     Fração: inteiro/metade.

ARTES
OBJETIVO
·                     Desenvolver a potencialidade criadora de cada aluno, respeitando suas naturais limitações.
·                     Desenvolver habilidades e formas próprias desenhando, pintando, construindo e modelando.
·                     Desenvolver o domínio de técnicas, instrumentos e procedimentos expressivos.
·                     Desenvolver a habilidade de discriminar cor, forma, dimensão, espaço, harmonia.

CONTEÚDO
·                     Desenho.
·                     Pintura.
·                     Impressão.
·                     Recorte.
·                     Alinhavo.
·                     Tapeçaria.
·                     Colagem.
·                     Modelagem.
·                     Dobradura.
·                     Montagem.
·                     Construção.

CIÊNCIAS
OBJETIVO
1.                 Identificar as diversas partes do corpo e suas funções.
2.                 Formar bons hábitos de higiene e saúde.
3.                 Identificar o valor nutritivo e a procedências dos alimentos.
4.                 Identificar e observar o processo de germinação e crescimento das plantas.
5.                 Identificar, distinguir e caracterizar os animais.
6.                 Desenvolver habilidades como: observação, analise, descrição, classificação e medida.
7.                 Explorar o ambiente em que vive.

CONTEÚDO
·                     As Partes do Corpo/Higiene e Saúde/Órgãos do sentido.
·                     Alimento/Culinária.
·                     Plantas/Horticultura.
·                     Animais.

HISTÓRIA E GEOGRAFIA
OBJETIVO
1.                 Adaptar a criança à escola e à vida social.
2.                 Promover condições de um convívio agradável.
3.                 Desenvolver atitudes de polidez, respeito e cooperação.
4.                 Adquirir habilidades sociais.
5.                 Compreender a necessidade da cooperação de todos os membros da família e da escola, entre si.
6.                 Desenvolver: atividades e conhecimentos sociais, habilidades de disciplina, independência e habilidades quanto ao trabalho.

CONTEÚDO
·                     Eu/Família.
·                     Casa/Comunidade.
·                     Escola.
·                     Meios de Transporte/Meios de Comunicação.
·                     Datas Comemorativas:
·                     (Alguns exemplos) Carnaval, Páscoa, Dia do Índio, Dia das Mães, Festa Junina, Dia dos Pais, 07 de Setembro, Dia das Crianças, Primavera, Dia da Árvore, Natal e outros.


ESTRATÉGIA
  • Atividades gráficas como desenhos, para pintura, recorte e colagem.
·                     Confeccionar cartazes, murais.
·                     parlendas, poesias e etc.
·                     Histórias, músicas, vídeo e livros.
·                     Atividades com sucatas (ex: embalagens).
·                     Jogos, brincadeiras.
  • Tinta, pincel, cola, tesoura, papel de diferentes tipos, formas e cores.
  • Revista, jornal e sucata.
  • Barbante, lã, linhas, madeira, argila, algodão, gesso, garrafa, etc.
  • Explorar o meio em que estamos.
  • Horta.
  • Passeios, excursões.
  • Atividades com os próprios alunos.
  • Festas, exposição, excursão ou passeios.

AVALIAÇÃO
Avaliação será continua e diária através dos trabalhos e atividades realizados pelos alunos, com a finalidade de desenvolver: criatividade, interesse, espontaneidades, auto-estima, capricho, atenção, curiosidade, raciocínio, cooperação, companheirismo e a motivação.


Um comentário: